top of page

Catastrofização da dor e neuroticismo. O que são?


A percepção da dor é individual e nem sempre é diretamente proporcional ao tamanho da lesão (Kibler et al., 2018).

O comportamento de catastrofização da dor (pain catastrophizing behavior) caracteriza-se por uma alteração em como o indivíduo percebe a dor. Uma negatividade mental durante experiências dolorosas reais ou previstas (medo da dor).

Ou seja, a pessoa tem a tendência de aumentar o valor de ameaça de um estímulo doloroso e de se sentir impotente na presença de dor, assim como se sente incapaz de evitar pensamentos relacionados à dor.

Sullivan et al 1995 afirmam que as pessoas que catastrofizam tendem a fazer três coisas:

Elas ruminam sobre sua dor (não conseguem pensar em outra coisa a não ser na dor); tem uma percepção de dor aumentada; se sentem impotentes para administrar sua dor.

Esse comportamento está associado a uma pior recuperação após lesão e piores resultados pós operatórios.

No estudo de Jacobs et al. 2017, sintomas pré operatórios em pacientes com impacto femoroacetabular estavam mais relacionados com pontuações de saúde mental do que com a gravidade da lesão labral ou deformidade óssea.

Encontramos resultado semelhante na pesquisa de Wylie et al. 2016 em pacientes com ruptura total do manguito rotador. Sendo que o estado mental do indivíduo teve uma associação mais forte com a dor no ombro relatada por ele do que o tamanho da lesão .

Na psicologia usa-se o termo neuroticismo para a tendência a apresentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reativos e vulneráveis ao stress. Estes estão mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadoras, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reações emocionais negativas tendem a persistir por períodos mais longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidade dessas pessoas de lidar de forma apropriada com o stress e com a dor.

Portanto a forma como lidamos com a dor influenciará positiva ou negativamente na recuperação de qualquer lesão que seja. Que estejamos sempre atentos a isso e tenhamos sabedoria para superar e crescer com as situações de dor e stress.


Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page