top of page

Treinamento de crianças e adolescentes


Eu pratiquei basquete dos 12 aos 16 anos como atleta juvenil. Hoje eu vejo que nem metade do meu potencial físico foi explorado, ou pior ainda... o excesso de treino sem fundamento me fez em muitos momentos render MUITO MENOS do que eu poderia. E além disso tenho que conviver hoje com dores e lesões que eu não teria se tivesse uma preparação física adequada.

O treinamento esportivo passa necessariamente por uma preparação de qualidades físicas que vai muito além do que se faz em campo ou em quadra. É muito, mas MUITO importante, tanto para o DESEMPENHO, como para a SEGURANÇA de nossos pequenos atletas, que haja um acompanhamento de um treinador especializado em treinamento físico.

Analisando o meu próprio caso, quando atleta, o meu melhor desempenho físico se dava durante as férias. Exatamente... quando eu descansava! Nesse período eu corria e saltava muito mais do que durante o ano. É dada muita importância nos treinamentos de base para a resistência aeróbia, e anaeróbia. Muitas vezes fizemos treinos de 10km de corrida na rua, tiros na subida, corrida de 100mts... enquanto que nenhum exercício com pesos no intuito de aumentar nossa potência ou força de forma geral ou específica. Isso fez com que nosso sistema metabólico se sobrecarregasse enquanto nosso sistema neuromuscular foi subestimado. Isso nos levava a um baixo desempenho e excesso de lesões.

Seja de alto rendimento ou somente para aprendizado e entretenimento, a criança e o adolescente não deve apenas praticar esportes. Podemos fazer muito mais por eles, se dermos o que é necessário para que eles consigam DUAS coisas: Fazer o seu melhor e não se machucar.

O Treinamento de força e potência é subestimado em quase todos os esportes no brasil. Vimos a diferença de força e potência de nossos atletas nessa última copa do mundo, quando comparamos os atletas brasileiros aos atletas da Bélgica. Nos países da Europa e EUA o treinamento de força e potência é iniciado muito precocemente para o desenvolvimento de uma base neuromotora eficiente para praticamente qualquer esporte. A diferença é realmente notável.

Outro exemplo são os atletas de basquete da NBA. Até alguns anos atrás o que se via eram atletas com muita massa muscular e com alturas diferenciadas por posições. Com jogadores mais rápidos sendo mais baixos e os mais altos mais lentos e mais fortes. Hoje existem jogadores de 2,20 metros de altura e com agilidade, velocidade e potência iguais a de qualquer outro. Isso se deve a importância da preparação física voltada ao desenvolvimento dessa base de força e potência que vem se desenvolvendo principalmente nos últimos 15 anos.

Se você como pai quer que seu filho desenvolva todas suas capacidades em algum esporte, comece por estimular a base neuromotora juntamente com as habilidades de campo, e ele terá chance de desenvolver o máximo de suas potencialidades. É claro que sempre respeitando os limites físicos e psicológicos para que ele possa aprender muito e ter uma boa relação com a atividade física e leva-la para toda a vida.


Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page