top of page

Quando precisamos realmente emagrecer?


Por que você acha que precisa emagrecer? Quase todo mundo pensa que deveria emagrecer. Porém existem casos em que, por motivos de saúde você não precise de fato emagrecer.

Primeiramente precisamos deixar claro o que é EMAGRECIMENTO e o que é PERDER PESO. Quase sempre se confundem esses termos. Perder peso nem sempre é emagrecer e vice-versa. Você só emagrece quando perde GORDURA CORPORAL. Já a perda de peso pode ocorrer por perda de gordura ou de MASSA MAGRA (todo peso que não seja gordura em seu corpo), ou de ambos. Ou seja, PERDER PESO NEM SEMPRE É EMAGRECER.

Muitos profissionais da saúde ainda usam o IMC (índice de massa corporal) como referência para determinar se o indivíduo está ou não acima do peso. O IMC considera a relação entre a altura e o peso. Esse parâmetro é eficiente para determinar se uma POPULAÇÃO está acima do peso ou não, porém não serve para apenas uma pessoa.

Como exemplo disso temos indivíduos que possuem mais MASSA MAGRA que o normal, porém com pouca gordura corporal. Esse indivíduo teria seu IMC alto, talvez até considerado obeso, mesmo tendo um percentual baixo de gordura, pois a massa muscular é muito mais pesada do que a gordura (é só ir ao açougue e pedir um quilo de músculo

e um quilo de gordura e ver a diferença de volume entre eles). Existem também pessoas que aparentemente são magras, porém tem uma quantidade de massa magra baixa e bastante gordura corporal. Esse outro indivíduo seria considerado magro pelo IMC, já que com pouca massa magra, ele pesa pouco, mas possui muita gordura corporal, e é a gordura em excesso e não o peso que representa um problema para o funcionamento do nosso organismo.

A Composição corporal é mais adequada para se ter uma ideia da necessidade ou não de emagrecimento do que o IMC. Porém mesmo esse parâmetro tem que ser interpretado sob um ângulo mais amplo. Como exemplo imaginemos uma pessoa que esteja acima do peso sob esses parâmetros, que tenha 50 anos ou mais, uma alimentação relativamente saudável e faça exercícios 5 vezes por semana. De todos esses fatores temos somente o a composição corporal fora do recomendável. Será que devemos insistir em um processo de restrição de quantidade de alimentos (já que a qualidade está adequada) e causar stress a esse organismo por apenas esse fator?

No caso acima nossa abordagem seria a de monitorar outros parâmetros como hemogramas, eletrocardiogramas, situação hormonal, níveis de stress psicológico, e somente se algum desses fatores sair do rumo, é que iremos insistir em um processo de emagrecimento. Acreditamos que NÃO haja SEMPRE a necessidade de se manter magro.

Muitas vezes a busca pelo emagrecimento se dá por uma necessidade de se enquadrar em certos padrões, mas tenha em mente que somos todos INDIVÍDUOS. Cada uma com suas especificidades e necessidades. Não queira sempre emagrecer só por que te dizem isso todos os dias nas propagandas. Queira emagrecer para ter uma vida saudável e equilibrada por muitos anos e poder aproveitar o que a vida te oferece de bom por todo esse tempo.

Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page